terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Como salva o planeta"

Efeito estufa, poluição do ar e do subsolo, diminuição da camada de ozônio, lixo, chuva ácida, ameaças sobre a fauna etc. são problemas reais do nosso mundo atual, com conseqüências perversas e, a continuar o aumento da agressão, as perspectivas são sombrias. Cada um, no dia-a-dia, pode dar a sua contribuição através da adoção de hábitos e práticas corriqueiros, como, consciência de consumo, economia, menos desperdício, preservação, reciclagem etc.

Minimize o gasto de detergente. É composto químico com graves conseqüências ecológicas. Utilize alternativas como água, sal, bicarbonato, vinagre, etc. Prefira os biodegradáveis.

Pense duas vezes antes de utilizar papel, plástico e guardanapos brancos. Eles envolvem altos custos ecológicos na fabricação. Substitua filtros de papel para café, pelo coador de pano. Utilize toalhas laváveis. Reutilize. Faça uso de sacola para ir ao supermercado. Observe se é mesmo necessário embalar mercadorias. As fraldas estão consumindo mais de um bilhão de árvores por ano. Minimize o uso consumindo descartáveis somente nas emergências. Recicle papéis, jornais, papelão etc. Procure perto de sua casa quem comercializa papéis usados.

Desloque-se menos. A maior parte da poluição urbana vem dos veículos. Utilize mais o telefone, as entregas a domicílio e transporte solidário: menos poluição do ar, menos congestionamento, menos gastos.

Recicle, reutilize, aumente a vida útil de tudo que utiliza, inclusive embalagens. Recicle vidros e latinhas. O vidro produzido com material reciclado reduz em 20% a quantidade de emissão de poluentes no ar e 50% na água. Garrafas "one-way" consomem três vezes mais energia que as de vidro reciclado. Vidro jogado na estrada ou no mato vai ficar lá até o ano 3.000, poluindo visualmente. Informe-se mais sobre o assunto em organismos especializados.

para saber mais so apenas entrar neste sait:http://pt.shvoong.com/books/1688105-50-pequenas-coisas-que-voc%C3%AA/

Nenhum comentário:

Postar um comentário